Prefeitura irá executar a revitalização da Casa da Cultura

As Arquitetas Ariely Silva Ferreira e Thays Pereira Silva, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia de Oliveira, Coordenadora da Cultura Maria das Dores Marques (Dorzinha) e o historiador Cláudio Scarparo

O imponente prédio histórico de Santa Vitória que atualmente abriga a Casa da Cultura “Aníbal Clemente de Souza” tem sido prioridade para a Administração Municipal. No início do mandato, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia de Oliveira Silva fez visita, in loco, e em seguida solicitou ao Prefeito Municipal a restauração do prédio tombado. “A minha iniciativa é pelo valor histórico deste prédio que é responsabilidade do município zelar pela conservação do patrimônio histórico da cidade”. Justificou a Secretária de Educação.

O Prefeito Salim Curi também percebendo a atual estrutura física do prédio e preocupado em preservar a história do município, determinou ao Vice-prefeito e Secretário Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Renato José de Paula, a restauração da Casa da Cultura. “Estamos trabalhando seguindo orientações do historiador Cláudio Scarparo e das arquitetas Ariely Silva Ferreira e Thays Pereira Silva para que tudo seja restaurado e preservado, atendendo todas as normas legais.” Disse o Prefeito lembrando o valor histórico do prédio para o povo santa-vitoriense.

Durante a visita técnica das arquitetas juntamente com a Secretária Municipal de Educação e Cultura, a Coordenadora da Cultura Maria das Dores Marques (Dorzinha) e o historiador Cláudio Scarparo, notaram a urgência da restauração, devido ao estado deteriorado do prédio.

Conclui-se que o prédio tem uma importância histórica e arquitetônica valiosa, por ser um dos primeiros imóveis construído em Santa Vitória em estilo colonial. Funcionou aos longos dos anos a sede da Prefeitura Municipal, extensão da Escola Estadual José Paranaíba, Escola Estadual São José e sede da Banda Municipal de Música, onde funciona até nos dias atuais.