Você está aqui:

Copasa e Prefeitura se unem para recuperar as nascentes do Córrego da Invernada e celebrar o Dia Mundial da Água

Considerando a urgência e a necessidade de recuperar as nascentes do Córrego da Invernada e, em comemoração ao Dia Mundial da Água, a COPASA/MG por meio de parceria com a Prefeitura Municipal lançaram, no dia 20 de março de 2018, o Programa Pró-Mananciais, para dar sustentabilidade ao Programa Minha Água Minha Vida, viabilizado pelo Governo Municipal, através da secretaria municipal de Aquicultura e Pesca.

Logo pela manhã, iniciando as celebrações da data, o prefeito Salim Curi, secretários municipais de Agropecuária e Meio Ambiente, Roberval Domingues Pereira e de Governo Carlinhos Queiroz, gerente da Copasa, Salmo José Neto, Coordenador do Programa Pró-Mananciais no distrito de Frutal, Adilson Ferreira Maia, Ricardo da Copasa, diretores, professores e alunos da Escola Municipal São José e demais autoridades fizeram o plantio 50 mudas de ipê amarelo, na Avenida Brasil, desenvolvendo ações específicas do Programa Pró-Mananciais, de transformar, para melhor, as realidades das bacias onde a COPASA atua, em conjunto com as comunidades e parceiros.

O gerente distrital da Copasa, Francisco Fraietta apresentou o Programa Pró-Mananciais durante solenidade realizada no Plenário da Câmara de Vereadores para um público seleto e mobilizado para proteger e conservar mananciais utilizados pela COPASA/MG para o abastecimento público. “Um dos nossos princípios é a proteção, a conservação e o uso sustentável da água como base da vida, do desenvolvimento e do meio ambiente”, destacou.

“O Programa Pró-Mananciais, além de proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos servem para captação dos sistemas de abastecimento público de água operados pela COPASA, por meio de ações e estabelecimento de parcerias que visem a melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social”, explicou Francisco Fraietta.

O resultado das ações planejadas e desenvolvidas no Programa Pró-Mananciais, em municípios vizinhos, foi demonstrado pelo Coordenador do Programa no distrito de Frutal, Adilson Ferreira Maia que frisou a importância da participação de maneira colaborativa dos parceiros, nas etapas de implantação do Programa, que vai desde a escolha do local, formação da Colmeia até o acompanhamento do plano de ações na nascente do Córrego da Invernada.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito Salim Curi ressaltou a importância da nascente do Córrego da Invernada, agradeceu o empenho da diretoria da COPASA pela iniciativa que visa também à conscientização e a necessidade de preservar as nascentes para garantir mais água no futuro. Também foi determinante a sua atitude ao orientar o secretário municipal de Aquicultura e Pesca para acompanhar as etapas seguintes do Programa Pró-Mananciais, seguindo as instruções da COPASA.

O secretário municipal de Aquicultura e Pesca Mauricio Lorena, por fim, aproveitou o ensejo e falou da missão de contribuir para que a sociedade proteja, conserve e preserve a natureza, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações e lembrou as dificuldades que estão pela frente. “Vamos seguir com o propósito de garantir para as próximas gerações o fornecimento de água, visto que a região da Cabeceira do Córrego da Invernada é a única e principal fonte de abastecimento de água para mais de 23 mil pessoas que moram em nossa cidade”, esclareceu o secretário.

Participaram do evento, o vice-prefeito Renato José de Paula, vereador e líder do prefeito no Legislativo Municipal, Zilmar Filho, o gerente da COPASA/local, Salmo José Neto, representantes do Lions Clube; da EMATER/MG – local, da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, de Aquicultura e Pesca de Desenvolvimento Econômico.

Notícias Relacionadas