Prefeitura Municipal oferece curso de Libras aos profissionais do Município

A Prefeitura de Santa Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura oferece, pela primeira vez, no município, o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). As aulas acontecerão em três semanas, nos meses de agosto, setembro e outubro, no período de 7h às 17h, no Auditório Paulo Freire, na SMEC. Voltado para professores do município e comunidade escolar, o curso de Libras visa dinamizar a comunicação entre as pessoas com surdez e tem o propósito de auxiliar no desenvolvimento humano e social dos mesmos.

Prefeitura Municipal oferece curso de Libras aos profissionais do Município

O curso está sob coordenação do Professor, Júlio Rossi e a Intérprete, Vanessa Nascimento, do Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS de Uberaba.

A abertura do curso se deu no dia 19 de agosto, às 13h, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura e contou com a presença da secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia, diretores da rede estadual e municipal.

Na oportunidade, a secretaria de Educação, ministrantes da capacitação e aluna agradeceram ao prefeito Salim Curi e secretária de Desenvolvimento Social, Mariza Curi, por mais esta importante ação, que é uma parceria enriquecedora e relevante para as instituições e comunidade escolar, pois a utilização da Libras vem colaborar para a inclusão social dos surdos.

Após as solenidades, a Professora Angélica D’ Angelis e as jovens, Heloísa e Sara fizeram uma interpretação e tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras) da música “Conquistando o impossível em mim”.

Dessa forma, pode-se concluir que a utilização da Libras deve ser cada vez mais incentivada na sociedade e não utilizada apenas nas instituições escolares, pois esta, possibilita o surdo a interagir em sociedade, construir sua identidade, colaborando ainda para a melhoria da qualidade de vida da população surda, além de assegurar os direitos como cidadão e o respeito às diferenças.